27 de outubro de 2010

Libeskind em SP!!!

Finalmente Daniel Libeskind aterrissa um projeto em uma cidade sul-americana! Mas... se você, caro arquiteto, está esperando que seja com algum projeto institucional, um grandioooso museu, ou até um dos estádios da Copa de 2014 no Brasil... Está enganado!!  O projeto em questão é um edifício residencial (triple A) incorporado pela JHSF no bairro do Itaim em São Paulo.
Libeskind é um dos maiores e mais premiados arquitetos da cena contemporânea atual. Com 64 anos, o polonês naturalizado americano (filho de sobreviventes do holocausto) vive e trabalha em Nova York. É o autor do projeto do Museu Judaico de Berlim, do Museu Imperial de Guerra em Manchester e do plano de revitalização do marco zero em Manhattan (antigo WTC). Com idéias desconstrutivistas, o arquiteto tem obras pelo mundo todo! E agora aqui em São Paulo!

LIBESKIND PELO MUNDO...
Museu Judaico - Berlim (Alemanha)

01- Marco Zero (NY-USA) 02- Museu Judaico Contemporâneo (SF-USA) 03- Studio Weil (Mallorca-Espanha) 04- Museu Imperial Guerra (Manchester UK) 05-Reflection as Keppel Ray (Singapura)

Será um edifício com fachadas exclusivamente em vidro e 14 apartamentos únicos, com plantas que variam entre 565m² e 1145m². A primeira vista o projeto assusta os mais conservadores! É bem diferente de tudo o que estamos acostumados a respeito de edifícios residenciais, aqui no Brasil... Mas não deixa de ser uma inovação no conceito e o simples fato de sair do neoclássico e começar a abrir o olhar da população já nos deixa muito felizes! A verdade é que não vai fugir do contexto do entorno, afinal na região não faltam peles de vidro (Não vamos discutir a questão ambiental e a relação com o clima)!!!!  O nome do empreendimento será VITRA, uma torre multifacetada e espelhada que terá o marcante estilo do arquiteto.  Com certeza vai atrair muitos olhares! 

O NOVO PROJETO DE SÃO PAULO!



Adoramos o fato de o Brasil estar se interessando mais pela boa arquitetura e esperamos que a Copa e as Olimpíadas tragam mais inovações...principalmente de arquitetos brasileiros que muitas vezes não tem a oportunidade de mostrar seu trabalho. E desejamos do fundo do nosso coração que a população comece a se interessar pela boa arquitetura e não pelo status.

Imagens: http://www.daniel-libeskind.com/; Material divulgação JHSF.

2 comentários:

  1. Tomara que saia do papel! Os arquitetos brasileiros precisam ousar mais. Enquanto isso temos que dar espaço aos arquitetos de fora, paciência!

    ResponderExcluir
  2. Super legal arquiteto intercionalmente conhecido ter obra no brasil, muito bonito esse prédio....enquanto isso, o são vito e o mercurio são demolidos.

    ResponderExcluir