24 de setembro de 2011

Istambul – Palácios, Harém e Cisterna!!

O Palácio Topkapi também fica localizado no bairro antigo de Sultanahmed, nesta região  pode se fazer tudo a pé, pois os principais monumentos ficam muito perto uns dos outros! Este belo Palácio reflete a glória da era otomana e ajuda a compreender grande parte da sua história. Foi a residência oficial dos sultões e imperadores durante quase três século, entre os anos de 1465 a 1853, até ser substituído pelo Palácio Dolmabahçe. Além disso, servia como base do entretenimento real, onde no Harém, os sultões se divertiam com suas concubinas. Um complexo à parte, formado por 400 cômodos, viviam a mãe do sultão, suas esposas, as concubinas e os eunucos. As concubinas eram escolhidas ainda muito jovens pelas mães dos sultões e recebiam estudo e educação real. Passavam o tempo fazendo rezas diárias, bordando e cantando músicas sacras. O banho era coletivo. Qualquer outro homem só poderia entrar se acompanhado do Sultão. O Palácio perdeu sua importância gradativamente após o século XVII, quando os imperadores passavam mais tempo em palácios menores ao longo do Bósforo. Hoje em dia, o Palácio é um museu onde se guarda toda a riqueza do Império. Você pode ver exposições das jóias reais, pedras preciosas, utensílios e vestimentas da época e ainda uma pequena mostra sobre o Profeta Maomé. Além disso, por onde se passa você aprecia milhares tipos de ladrilhos pintados á mão! Lindos, lindos...












O Palácio Dolmabahçe é simplesmente deslumbrante! Fica localizado na Beira do Bósforo, e tem um estilo bem europeu! Foi construído por ordem do Sultão Abdulmecid entre 1842 e 1853. O maior lustre de cristal inglês decora o salão principal, tem 750 lâmpadas e pesa 4,5 toneladas. Maravilhoso... A escada principal tem seus balaústres também esculpidos em cristal!!
Mustafa Ataturk foi o primeiro presidente da República da Turquia passou seus últimos dias, em 1983, neste palácio!





O Imperador Justiniano, receoso de alguma guerra, ordenou a construção de uma imensa cisterna subterrânea  para abastecer a cidade em caso de estado de sítio. A Cisterna Yerebatan foi construída entre os anos de 527 a 565 com 336 colunas de mármore distribuídas em 36 filas, com capitéis nos estilos dórios e coríntios e capacidade para 100 mil tonéis de água. Um lugar surpreendente e ao mesmo tempo muito calmo... A iluminação sóbria o som das águas é um calmante após um dia agitado de compras no Grand Bazaar! Existem duas colunas esculpidas com a cabeça da medusa, a figura grega com cobras no lugar dos cabelos!







Nenhum comentário:

Postar um comentário