20 de setembro de 2011

Istambul – européia e asiática!

Depois de um longo dia de viagem...  Partimos bem cedo de Milos via ferrie para Atenas,  4 horas de viagem depois,  pegamos um simpático taxi até o aeroporto internacional  (1 hora de viagem saindo do porto)  onde finalmente pegamos nosso vôo e chegamos á maravilhosa cidade de Istambul – a antiga Constantinopla!  Como sabem, é uma cidade de extrema importância há história Ocidental, pois já foi capital dos Impérios Romano, Bizantino, Latino e Otomano, por isso Istambul é uma mistura de diferentes culturas que se respeitam e convivem harmoniosamente!
Istambul  é totalmente diferente de tudo aquilo que já havíamos visto! Um lugar colorido, com uma energia contagiante e muita história pra contar! Está situada em dois continentes: o europeu e o oriental. O Estreito de Bósforo faz a divisão entre as duas regiões e proporciona passeios de barco que dão uma visão geral da cidade.
A parte européia é onde estão localizados todos os monumentos, mesquitas, palácios e bazares que você precisa conhecer... e está dividida em principais áreas: Sultanahmed - cidade velha, onde ficam a Basílica Santa Sofia, a Mesquita Azul , o Palácio de Topkapi e a Cisterna Yerebatan - , Região dos Bazares – onde ficam o Grand Bazaar e o Spice Market, Beyoglu – onde fica Taksim, a Torre Galata, a rua de compras Istikal, e bons restaurantes - , Nisantasi é um bairro residencial com lojas mais elegantes, muito parecido com os Jardins aqui em São Paulo – Ortakoy é uma região próxima ao Bósforo onde acontece a vida noturna de Istambul, com as principais baladas e restaurantes! O povo turco é muito animado!!



O outro lado do estreito de Bósforo é uma região muito menos turística, mais residencial e com uma força religiosa muito grande!! Istambul  abraça muitas religiões, é verdade, mas a que se vê mais presente realmente é o islamismo! Por isso, na parte oriental se vê muitas mulheres com a cabeça e o corpo totalmente cobertos. O principal bairro da parte oriental é Uskudar... Vale a pena dar uma passada por esta região para conhecer mesmo os costumes tão particulares!

Nenhum comentário:

Postar um comentário