8 de setembro de 2011

Atenas (1-2)


A Grécia é o berço do nascimento da democracia, da filosofia ocidental, dos jogos olímpicos, da literatura ocidental, da ciência política, do teatro ocidental, da arquitetura clássica... Enfim, um país com uma história muito rica. Isso, sem mencionar as fantásticas ilhas paradisíacas.
Então, vocês já imaginam o quanto nos esbaldamos! Nosso primeiro destino foi Atenas e suas esplêndidas ruínas do passado glorioso da antiga civilização. Como tinhamos apenas 1,5 dias na cidade, foi tudo bem corrido!!

Roteiro 1º dia:
Acrópole
Teatro Dionísio
Teatro de Herodes Ático
Plaka
Porta de Adriano
Templo de Zeus Olímpico
Estádio Panathinaiko
Kolonaki
Monte Lycabettus

Acrópole
É a parte da cidade construída nas partes mais altas do relevo da região e onde se construíam as estruturas mais nobres, como os templos e palácios dos governantes com suas colunas dóricas e belas proporções. O templo de mármore construído em homenagem à deusa Atena, toma conta da paisagem da cidade. Aqui estão o Propileu, o Erectéion, o Templo de Atena Niki e o famoso Partenon.


Propileu (cerca de 435 A.C), é a porta monumental que serve como entrada para a acrópole.


Antes mesmo de passar pelo Propileu, vemos a direita o Templo de Atena Nike (cerca de 420 A.C) com suas colunas jônicas, construído  para comemorar a vitória dos Atenienses sobre os Persas.


Passando o Propileu, encontramos a esquerda o Erectéion (cerca de 410 A.C.), que tem como destaque o Pórtico das Cariátides, estátuas de mulheres que desempenham o papel das colunas (as originais se encontram no Museu da Acrópole).


E bem no centro da Acrópole vemos o Partenon (século V A.C.), templo em mármore branco dedicado à deusa Atena, monumento que definitivamente é o apogeu da arquitetura grega.
  
Teatro de Herodes Ático
Bem próximo à Acrópole encontra-se este teatro construído por Herodes como homenagem a sua falecida esposa. O teatro recebeu interferências modernas e é utilizado até hoje.

Teatro Dionísio

Também próximo à Acrópole encontra-se este teatro que foi o mais importante da Grécia Antiga. Mas pouco restou dele.



Plaka 

Depois de ficarmos deslumbradas com os monumentos, passeamos um pouco por Plaka, um bairro charmoso com ruas estreitas de pedra e paralelepípedo - a maioria apenas de pedestres.

A região é o centro de Atenas desde a Antiguidade e durante a caminha deparamos com diversas construções históricas e muitas lojinhas de souvenirs recheadas de olho grego.

Porta de Adriano
Quando Adriano terminou o templo de Zeus, os atenienses construiram em sua homenagem a Porta de Adriano.



Templo de Zeus Olímpico
Este templo dedicado à Zeus é um dos monumentos mais impressionantes! As 15 colunas dóricas de 17 metros de altura que restaram (originalmente eram 104), são de uma beleza absurda. E para completar um cenário deslumbrante, vemos ao fundo a Acrópole.


Estádio Panathinaiko

Estádio de atletismo construído em mármore branco, que foi restaurado para a realização das Primeiras Olimpíadas da Era Moderna em 1896. Em 2004 hospedou as competições de tiro com arco e a chegada da maratona masculina e feminina nas Olimpíadas.
 

Kolonaki

Passeamos um pouco por Kolonaki, o bairro mais chique de Atenas, onde estão localizadas muitas lojas de luxo. O bairro também está cheio de cafés... Então, aproveitamos para experimentar a famosa e deliciosa salada Grega. A salada é composta de tomate, pepino, pimentão, azeitonas incrivelmente saborosas e o típico queijo Feta. Para finalizar o dia, subimos com o funicular até o topo do monte mais alto da cidade de Atenas, com 277 metros.


Monte Lycabettus

De lá tínhamos uma vista panorâmica da cidade, de onde víamos os monumentos históricos e a predominância de prédios baixinhos da cidade.


De cima do Lycabettus também apreciamos um belíssimo pôr do sol



Dicas:
- Se você, assim como nós, for no verão... Use e abuse do chapéu, roupas frescas, protetor solar e da água. O sol é muito quente, o tempo é super seco e os monumentos em mármore claro só ajudam a refletir e intensificar o calor.
- Use sempre tênis! Você vai andar muito!
- Ficamos hospedadas no Chic Hotel que é uma graça, moderno, limpo, com café da manhã delicioso e muito bem localizado. Super recomendamos!!!
- Fique no mínimo 2 dias! Corremos muito e ficamos exaustas para conseguir ver tudo em 1,5 dias.
E ainda assim, não conseguimos ver os prédios novos das Olimpíadas de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário