5 de maio de 2011

Exposição MAM

De olho na sustentabilidade o MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo está com duas ótimas exposições que abordam o assunto e as soluções encontradas por arquitetos renomados no Brasil e no mundo. Ambas  ficam em cartaz até 26 de junho!
Morada Ecológica está em exposição na Grande Sala do museu e tem curadoria da arquiteta francesa Dominique Gauzin-Muller. A exposição aborda as principais inovações da arquitetura contemporânea pelo mundo e a influencia da sustentabilidade no desenvolvimento dos edifícios e das cidades. São mais de 50 projetos de arquitetos como Frank Loyd Wright, Alvar Aalto, Pierre Lajus, José Zanine (brasileiro), Paolo Soleri entre outros.
Com curadoria de Lauro Cavalcanti, a exposição da Sala Paulo Figueiredo, Razão e Ambiente, têm como foco central a sustentabilidade nacional: os arquitetos Lina Bo Bardi, Sergio Bernardes e Lucio Costa, são as principais referências afinal, a arquitetura modernista já trazia soluções ecológicas muito interessantes. A exposição é um complemento da outra, uma vez que traz a visão nacional para a utilização inteligente de energia, iluminação e água naturais.
A expansão de projetos que surgem de acordo com as necessidades dos usuários e a formação de comunidades que atendam as necessidades das suas regiões, seja com comércio ou apenas residencial, são também alguns dos assuntos debatidos na exposições. Vale a dica!
Parque residencial Sandgrubenweg, na Áustria. Projeto do grupo Ritsch, Hörbuerger,
Schweizer e Kuess

O arquiteto Frank Lloyd Wright projetou esta casa nos Estados Unidos em 1925


À esq., 100 moradias sociais, na França, de Jakob Macfarlane. À dir., interior de casa projetada por Werner Sobek na Alemanha

Lina Bo Bardi

Lucio Costa

Sergio Rodrigues

Parque da Juventude

Parque da Pampulha

Imagens: site da exposição

Nenhum comentário:

Postar um comentário