26 de abril de 2011

Top Ten Sustentabilidade

A Comissão de Meio Amboiente do Instituto Americano de Arquitetos (AIA-COSTA) anunciou o seu Top Ten Green Projetos para 2011. Os jurados, este ano, se preocuparam muito em selecionar projetos que resolvem os problemas urbanos e as questões sociais, prevendo uma melhoria da comunidade. Papel fundamental de um arquiteto é ter um olhar crítico para o ambiente em que se insere um projeto e fazê-lo de modo a não agredir seu entorno. Cada vez mais as preocupações com o meio-ambiente vem tomando conta dos partidos arquitetônicos. Soluções novas para reaproveitamento de água, energia, preenchimento urbano e inserção do verde tem tomado conta dos projetos contemporâneos! Vamos conhecer os melhores deles!



Cherokee Studios, em Los Angeles - BROOKS + SCARPA

Um projeto de uso misto, este edifício possui um telhado verde e fornece filtração de águas pluviais para evitar a poluição dos oceanos. Um sistema de telas perfuradas permite luz natural e ar exterior a permear os apartamentos ao mesmo tempo, proporcionando sombra como desejo moradores.
 
 

Primeira Casa de Encontro da Sociedade Unitária, Madison, WI - The Kubala Washatko Architects


Um anexo a capela histórica projetado por Frank Lloyd Wright assume a forma de um arco para se juntar aosos triângulos da estrutura original desenhadas pelo arquiteto modernista. O telhado verde e paisagismo novo o projeto resolveram o escoamento de águas pluviais da capela original que causavam inundações em propriedades vizinhas.




Escolas de Greensburg, Greensburg, KS - BNIM Arquitetos
Após um tornado que destruiu quase toda estrutura de Greensburg a comunidade iniciou a reconstrução da cidade através de estratégias sustentáveis. Para as escolas, isso significou uma grande ênfase na iluminação e ventilação natural para melhorar o ambiente de aprendizagem. O projeto também possui captação e reuso de águas pluviais juntamente com uma área para tratamento de esgoto local.




High High Tech, em Chula Vista, CA - Studio E Architects

O projeto desta escola apoia a sua filosofia educacional, permitindo integração entre os ambientes interiornose exteriornos. A captação e reuso de água juntamente com ventilação e iluminação natural em abundância e um conjunto de placas fotovoltaicas completam as características sustentáveis do edifício.




Fundação Livestrong, Austin, TX - Lake Flato Arquitetos

Um antigo armazém em uma área de classe trabalhadora do centros de Austin foi transformado em pequenos espaços de trabalho em torno de uma planta aberta e flexível. O edifício destina-se a revitalizar a área, mantendo memória da comunidade e o senso de lugar comum.



LOTT Aliança Água Limpa, Olympia, WA - The Miller Hull Partnership

A água que recebe os visitantes deste projeto não é apenas estética, ela é essencial para a função educativa do edifício, que ensina os moradores locais sobre o tratamento e reutilização da água. Além de local de tratamento de esgoto, o projeto também apresenta telhados verdes, habitat úmido e vegetação nativa.




NREL Facilidade de Apoio à Pesquisa, Golden, CO - RNL Design

O edifício acima faz a sua própria energia com sistemas fotovoltaicos no local e usa um coletor solar para aquecer o ar de ventilação. Além disso, existem jardins de chuva, piso permeável, e terreno natural para ajudar a controlar o escoamento de águas pluviais.




OS House, Racine, WI Johnsen Schmaling Architects

Esta residência unifamiliar se situa em uma ribanceira acima do Lago Michigan. A energia fotovoltaica e aquecimento solar de água atendem a maior parte das necessidades energéticas da família.




Step Up sobre Monica, Santa 5, CA - BROOKS + SCARPA


Os prédios de uso misto não costumam se concentrar em soluções sustentáveis, mas os criadores deste projeto fizeram uso da luz solar e ventilação cruzada nos 46 apartamentos deste edifício em Santa Monica.



West Vancouver Convention Centre, em Vancouver, British Columbia
LMN Architects e DA/MCM Um telhado verde de seis hectares é o ponto central deste projeto, que inclui também um recife de construção, tratamento de esgoto no local, e um sistema de bomba de água com base em calor. O centro oferece um habitat para a fauna selvagem e espaços recolhimento ao ar livre para as pessoas.



fonte: architectural record
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário