13 de janeiro de 2011

Integral House

James Stewart além de um matemático que fez fortuna escrevendo livros de cálculo, também é violinista. Por isso, solicitou que sua casa em Toronto, no Canadá, também pudesse abrigar apresentações musicais e fosse cheia de curvas. E foi através das curvas e do uso da madeira carvalho que o escritório Shim-Sutcliffe Architects criou uma casa vertical leve, que parece ter pousado no terreno muito íngreme, se integrando perfeitamente ao entorno.


Pela entrada, no nível da rua, você não imagina tudo o que a casa pode oferecer. Ao entrar você avista dois pavimentos e um espelho d´água. Mas a partir daí, a casa vai se desenvolvendo e trazendo muitas boas surpresas.


Ao entrar na casa os visitantes se deparam com uma sala de estar que se desenvolve em dois andares e funciona como um espaço para apresentações musicais, com capacidade para até 150 pessoas. Mas também oferece áreas mais íntimas para relaxar e conversar... Com uma vista de tirar o fôlego.


Os brises de madeira carvalho são colocados em ângulos e espaçamentos diferentes. No nível de entrada, as aletas estão bem próximas umas das outras, oferecendo uma visão que desperta a curiosidade sobre o que está além. Já no nível abaixo, as aletas de madeira fornecem visões mais generosas, o que estabelece uma ligação mais direta com o barranco. As aletas te permitem descobrir uma nova vista a cada passo.
  

O que ajuda na localização dentro da forma organica da casa são três elementos: a escada, que liga os dois grandes níveis de sala; uma grande lareira; e uma instalação de vidro azul, criada pelo artista Mimi Gellman, na escada que leva aos quartos do piso superior.


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário