6 de janeiro de 2011

Horta em casa!!

As hortas domésticas estão realmente na moda! Os paisagistas têm explorado cada vez mais esse segmento em projetos residenciais! A verdade é que ter seus temperos e verduras fresquinhos e sempre à mão é uma idéia bastante atraente... E o melhor de tudo: fácil de executar, de manter e são adaptáveis a qualquer espaço!
Para montar o seu cantinho verde é preciso, antes de tudo, escolher um LOCAL ENSOLARADO.  De preferência aquela parte da sua casa / apartamento que seja face norte e bata sol pelo menos 4 horas por dia!
Para quem mora em apartamento o ideal é investir no cultivo dos temperos que podem ser mantidos em vasos. Mas se você mora em casa com jardim e quer se aventurar no plantio de hortaliças, boas opções são rúcula, agrião, couve e espinafre.  Após a escolha das suas espécies, é hora de montar sua horta!!
Certifique-se de que seus vasos tenham furos para garantir uma BOA DRENAGEM, coloque pedras de argila no fundo, seguidas por uma camada de areia e terra adubada ou composto orgânico misturado com húmus de minhoca. No caso do canteiro, o importante é comprar terra de boa qualidade e misturar com húmus de minhoca ou esterco de vaca.

Após o plantio da semente ou muda, é preciso REGAR a plantinha regularmente e observar a presença de insetos. Só regue se a terra estiver seca, de preferência faça isso pela manhã. O canteiro / vaso não pode ficar encharcado... Mas não deixe suas mudas sem água! Com o calor deste verão, por exemplo, elas precisam ser aguadas diariamente!!
Nós selecionamos algumas imagens de hortinhas domésticas para vocês se inspirarem e iniciarem uma plantação em casa!! Uma boa resolução para o ano novo, o que acham?

Se você não tem muito espaço ou quer fazer uma parede verde em sua residência, as opções de hortas verticais são muito interessantes! Você pode até misturar casinhos de diferente cores, modelos e tamanhos... Basta manter a harmonia! 

Para pequenos temperos e maior praticidade pro dia a dia na cozinha, pequenos vazinhos podem ser colocados na janela de casa!


Agora se você quer mesmo se dedicar ao cultivo... cachepôs, vasos, canteiros, invista!!

Imagens: casa e jardim, casa.abril, minha horta, home sweet home, home design decorating, google images.


Um comentário:

  1. Que lindo! Eu adoro plantinhas e hortinhas. Aqueles vasos coloridos na primeira foto sao lindinhos.

    ResponderExcluir