1 de novembro de 2010

Zaha Rocks!

Aqui no nosso perfil citamos duas admirações arquitetônicas... E alguns dos leitores do nosso Blog que não são relacionados à nossa área talvez nunca tenham ouvido falar no nome deles... É por causa disso que temos o prazer de apresentá-los á primeira mulher a receber o prêmio Pritzker da Arquitetura pelo conjunto de sua obra em 2004: Zaha Hadid (a aniversariante de hoje ontem!!).

Zaha é arquiteta iraquiana (nasceu em Bagdá em 31 de outubro de 1950), se formou na Architectural Association em Londres e foi sócia durante algum tempo de seu antigo professor o também arquiteto Rem Koolhaas no Office for Metropolitan  Architecture (OMA). A partir de 1979 iniciou sua carreira própria em Londres.  Sinônimo de arquitetura desconstrutivista, Zaha tem um trabalho fantástico.  Sua imaginação parece não ter limites, cada projeto supera as expectativas de todos!!  A sua arquitetura vanguardista é caracterizada por linhas fortes, não lineares e formas geométricas não retas. Desconstrução e caos organizado. É única e muito fácil de ser reconhecida.
"A arquitetura é realmente sobre o bem-estar. Acho que as pessoas querem se sentir bem em um espaço... Por um lado, trata-se de abrigo, mas também de prazer. A intenção é realmente esculpir um espaço cívico na cidade e torná-lo acessível a um maior público que se beneficiam deste espaço. Isso torna a vida muito melhor. Se você pensar sobre habitação, educação, escolas e hospitais são projetos muito interessante por causa da maneira que você interpreta essa experiência especial.”  

Abu Dhabi Performing Arts Centre e Bethoven Concert Hall em Bonn Alemanha.

Centro de Arte Contemporânea em Cincinatti USA, Edifício Torre Espiral em Barcelona e Residência unifamiliar em Los Angeles - California.
 
Ponte - Pavilão em Zaragoza, Evelyn Grace Academy em Londres, Pavilhão móvel da Chanel passou por Tokyi, Hong Kong, NY e Paris e o edifício IBA Hausing em Berlim.
Bienal de Arquitetura da Italia e um dos dormitórios do Hotel Puerta America.
O trabalho de Zaha não para pela arquitetura. Ela faz inúmeras parcerias com marcas de moda, projetos de mobiliários, cenografia, pinturas e desenhos...  Seu último prêmio foi o Riba Stirling Prize 2010 com o projeto do Museu MAXXI (Museu Nacional das Artes do Século 21) em Roma, Itália. O museu foi inaugurado em 27 de maio de 2010 e é um dos símbolos da nova característica contemporânea que Roma tem adotado em seu panorama. 

A Mesa Seul, o sofá Scoop e os talheres desenhados por Zaha estão em museus de NY e Italia. 
 
Parceria com Melissa, La Coste e Louis Vuitton.
A estrutura do museu lembra uma serpente que se relaciona com os edifícios ao seu redor, tornando-se um articulador urbano. São dois blocos que se cruzam, um dedicado a arte o outro a arquitetura. O terreno era um antigo alojamento militar e segundo a arquiteta a idéia foi manter o contexto antigo: um edifício baixo que contrasta com os altos edifícios residenciais do entorno.  Construído em concreto armado, aço e vidro o museu ainda conta com uma praça multifuncional em seu exterior com biblioteca, lojas, cafeteria etc. Internamente o edifício se mostra um pouco mais complexo e dá ao visitante a sensação de exploração.




"Um dos princípios ao qual sempre nos mantemos fiéis em nosso escritório é trabalhar para inserir um prédio em seu contexto, por meio de uma série de relacionamentos articulados que são desenhados a partir dos elementos ao redor.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário