7 de outubro de 2010

Um parque elevado...

Quando estava programando minha última viagem a NY inclui dois lugares no meu roteiro que não poderia deixar de ir: O New Museum no Soho e o High Line Park no Meatpacking!! Eu confesso que este último me deixou muito surpresa...
O parque, inaugurado em 2009, foi feito sobre uma elevada ferrovia construída nos anos 1930 em Manhattan West Side. A High Line foi projetada para diminuir os acidentes entre os comboios de mercadoria e o tráfego intenso de Manhattan melhorando a cidade até década de 80, quando foi desativada.
A Amigos da High Line, uma comunidade sem fins lucrativos, foi formada em 1999 quando a estrutura histórica da ferrovia estava sob ameaça de demolição. A causa ganhou apoio da cidade em 2002 e após um concurso publico, a equipe de paisagismo selecionada para desenvolver o projeto de recuperação do parque foi a James Corner Field Operations, em parceria com a Diller Scofidio Renfro, o mesmo escritório de arquitetura que está desenvolvendo o projeto do Museu da Imagem e do Som em Copacabana, no RJ (prometemos um post sobre este projeto mais pra frente!).
O moderno projeto manteve os trilhos do trem como parte integrante dos jardins, de forma que ao andar pelo parque conseguimos observá-los nos canteiros de plantio inspirado nas espécies que cresceram durante os 25 anos em que a ferrovia ficou parada. O design contemporâneo se faz presente nas peças de mobiliário, no desenho dos canteiros, no pensamento sustentável...
Vale à pena dar uma subidinha quando estiver passando pelo Meatpacking... Alem de você poder aproveitar para descansar, ler um livro ou apreciar a bela vista do Rio Hudson, pode também curtir um dos inúmeros eventos que acontecem por lá!! É só checar a agenda!










Fotos: Acervo pessoal

2 comentários: